segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tecnologias "avançadas" podem gerar empregos e receita em PMEs

As pequenas e médias empresas (PMEs) que adotam tecnologias recentes superam seus concorrentes no mercado, informou a pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group (BCG), encomendada pela Microsoft.

No Brasil, as empresas analisadas aumentaram sua receita anual em 16% e geraram empregos 11% mais rápido do que as empresas com níveis menores de adoção de tecnologia entre 2010 e 2012.

O estudo constatou que se mais PMEs utilizassem tecnologias como software de produtividade, Internet e serviços baseados na nuvem, elas contribuiriam com um acréscimo de US$122 bilhões na economia brasileira e contratariam 2,5 milhões de funcionários. Os lucros na economia informal, não inclusos nesse total, poderiam chegar a 33% do PIB e 27% da mão de obra, de acordo com o Banco Mundial e com a OIT.

A análise foi realizada no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, China, e Índia, com mais de 4 mil empresas, e reuniu diversos setores da indústria. O resultado mostra que entre 2010 e 2012 a adoção de tecnologias poderia resultar em US$770 bilhões em receitas adicionais para as PMEs nos cinco países pesquisados.

Para acompanhar a taxa de crescimento, cerca de 6,2 milhões de novos empregos seriam gerados nesses países. “No Brasil e em outras economias, as PMEs desempenham um papel vital, atuando como determinantes primários do crescimento de empregos e da economia,” diz Julio Bezerra, diretor do BCG e coautor do relatório. No caso do Brasil, as PMEs são responsáveis por 40% do PIB e 53% da taxa de emprego, informou a pesquisa.

O relatório aponta que a computação em nuvem está entre as tecnologias com capacidade para aumentar as possibilidades de crescimento dos negócios, pela capacidade de aumento da produtividade.

“As pequenas e médias empresas são críticas para o crescimento da economia local e nós queremos entender o impacto da tecnologia nestes negócios”, diz Victor Gureghian, gerente comercial de pequenas e médias empresas e distribuição da Microsoft Brasil. “Muitas economias têm lutado para retomar o crescimento econômico e criar novos postos de trabalho, e a pesquisa sugere que a utilização de soluções de TI pelas PMEs possa impulsionar o crescimento e gerar empregos”, diz. 

Quer ter uma ferramenta eficiente de Videoconferência para integrar a comunicação em todos os setores da sua empresa? CLIQUE AQUI e conheça os produtos/serviços da CorpTV. Se gerida de forma eficaz, a videoconferência traz muitos benefícios. Ela tem o potencial de transformar a maneira com que colaboramos externamente com colegas, clientes e parceiros, tornando funcionários mais produtivos e as organizações mais ágeis.

FONTE: CorpTV