terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O tamanho da internet no Brasil


Autor: Dennis Altermann

O Brasil é um país enorme, sem dúvidas, são mais de 200 milhões de habitantes – o que rende ao Brasil o lugar de 5º maior país do mundo. Já sabemos também que os Brasil geralmente representa uma parcela enorme dos usuários dos principais serviços da internet, como o Facebook.

Mesmo com tantos brasileiros espalhados pelos mais diversos serviços, ainda fica difícil dizer exatamente quantos brasileiros estão usando a internet. Para responder essa pesquisa existem diversas pesquisas, como a F/Radar, idealizada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com o Instituto Datafolha.

Entre as informações mais relevantes, a pesquisa mostra que o número de internautas com 12 anos ou mais que já somam mais de 84 milhões de brasileiros – ainda segundo a pesquisa, há uma estimativa de mais de 157 milhões de brasileiros com mais de 12 anos em 2012, se o número procede, podemos dizer que pelo menos metade da população com mais de 12 anos já está usando a internet.

Apesar de ser muita gente, ainda é pouco se comparado aos países do norte da europa, que possuem mais de 95% da população com acesso a internet. Mesmo os EUA, que também são um país grande, como o Brasil, tem mais de 80% da população acessando a internet.

Outra informação interessante da pesquisa é sobre os dispositivos móveis, que segundo a pesquisa, já são usados para acessar a internet por mais de 43 milhões de brasileiros. Ou seja, mais da metade das pessoas que acessam a internet no Brasil, já usam smartphone ou tablet para acessar a rede. Dentro deste universo, a pesquisa aponta que pelo menos 8 milhões de brasileiros estão acessando a internet pelo tablet, cerca de 10% do total de internautas no país.

A pesquisa mostra outros dados interessantes, como a disputa por atenção entre Instagram e WhatsApp, dois dos principais aplicativos para mobile que temos hoje no país.

Vou deixar alguns dados para você ver com os seus próprios olhos, na apresentação do 13º F/Radar.


FONTE: CorpTV