segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Eventos corporativos como ferramenta de integração entre as equipes


Autora: Priscila Vieira

“Vestir a camisa da empresa” significa ser parte do time e ter orgulho disso. E um time deve ser unido e saber trabalhar em conjunto, por isso a integração entre diferentes equipes e colaboradores dentro de uma organização é tão importante. Quer saber como os eventos podem contribuir para a integração das equipes? Então continue lendo este artigo, vou dar algumas dicas sobre o tema.

Como começar
O bom relacionamento entre as áreas que participam dos processos da empresa potencializam os resultados, e o engajamento coletivo gera mais produtividade. Setores como o financeiro, marketing e produção, por exemplo, precisam estar alinhados e caminhar juntos para um mesmo objetivo estratégico. Nesse sentido, atividades voltadas a essa integração reforçam o sentido de união e dão força para o grupo. E é aí que entram os eventos corporativos.

Os benefícios desses eventos para a integração da equipe são inúmeros. A partir do momento em que as pessoas se conhecem melhor e entendem os processos em todos os níveis a comunicação flui de maneira rápida, as pessoas se compreendem claramente e, como consequência, o trabalho e os resultados melhoram.

Benefícios da integração por meio de eventos:
- Engajamento da equipe;
- Melhora na comunicação interna;
- Estímulo ao relacionamento entre áreas distintas;
- Alinhamento das metas e objetivos da empresa;
- Reforço da missão e valores da companhia;
- Reconhecimento dos resultados do grupo.
- O tipo e o momento certo

Algumas das principais dúvidas que as empresas têm são: como saber a hora certa de fazer um evento com este objetivo? E como escolher o melhor tipo de evento para integrar minhas equipes?

Para isso, é necessário conhecer as necessidades, o perfil do público (se são colaboradores só de uma área ou mais setores participam), os objetivos estratégicos do evento, bem como ter sempre em mente o alinhamento de valores e da visão junto à equipe.

Quanto aos tipos de eventos que podemos considerar, pode ser um treinamento, um café da manhã antes da reunião semanal com a equipe, uma convenção anual de vendas, um lançamento de produto para equipe interna em um resort, ou ainda um almoço ou jantar como celebração dos resultados e metas da empresa.

Veja a seguir algumas situações-chave para a realização de um evento de integração:
- Treinamentos: devem acontecer periodicamente, com o objetivo de atualizar os profissionais e melhorar a performance da equipe. São também momentos para compartilhar conhecimento, contribuindo para a construção do relacionamento entre os colaboradores.

- Celebração de resultados: assim como os líderes chamam os colaboradores para cobrar resultados e apontar metas, devem se reunir com eles para celebrar os resultados. Eventos como esse são uma forma de valorizar o esforço dos profissionais e mostrar que a empresa importa-se com o bem estar e o desenvolvimento de cada um, reforçando também o espírito de “time”, ressaltando que o resultado foi obtido com o esforço coletivo.

- Datas comemorativas: aniversário da empresa e dia do trabalhador são exemplos de eventos nesse sentido. O objetivo principal é valorizar os colaboradores, reconhecendo-os como principais responsáveis pelo sucesso da empresa. Dessa forma, os profissionais sentem-se mais motivados em suas atividades, e há um reconhecimento e uma aproximação entre equipes que são diferentes áreas, mas que fazem parte de uma mesma empresa, de uma mesma “família”.

O alinhamento entre equipes, o engajamento coletivo dos profissionais e a boa comunicação entre as áreas são fatores essenciais para que a empresa alcance bons resultados. Como você viu, eventos podem proporcionar todos esses benefícios. Então, aposte nisso para melhorar o relacionamento interno e aprimorar seus resultados.


Você sabia que a CorpTV possui um estúdio móvel com equipamentos de primeira qualidade (câmeras, equipamentos de som, notebooks, materiais para a edição de vídeos, iluminação, etc) e profissionais capacitados para transmitir o seu evento corporativo ou comercial? CLIQUE AQUI e conheça mais detalhes sobre o serviço de Webcast/Estúdio Móvel da CorpTV.

FONTE: CorpTV