terça-feira, 5 de novembro de 2013

Smartphones já vendem mais que celulares convencionais no Brasil e no Mundo



Apesar de ser uma notícia muito importante para o mercado mobile brasileiro, para mim ela parece um pouco atrasada. Os smartphones estão nas mãos de todos que você vê nas ruas e é cada vez mais raro ver alguém usando um celular convencional – também chamado de feature phones. É claro que muita gente ainda prefere o telefone tradicional e talvez nem tenha interesse em trocar para um smartphone em algum momento.

Segundo informou a consultoria IDC, o segundo trimestre de 2013 foi o marco oficial onde a venda de smartphones superou a venda dos celulares comuns dentro do Brasil, isto em um mercado (o de celulares) que cresceu 3% em relação ao ano anterior. Isto convém com outra notícia deste mês, onde a Gartner afirmou que a venda de smartphones também já havia ultrapassado em vendas a nível mundial os celulares.

Neste contexto é importante lembrar que nos EUA os smartphones já haviam ultrapassado os feature phones em vendas no ano de 2011, mas apenas em 2012 foi constatado que o uso de smartphones havia ultrapassado o uso de celulares convencionais. Ou seja, há uma diferença entre número de vendas e quantidade de pessoas usando. Apesar de mais de 50% das vendas de telefones hoje serem de smartphones, ainda vamos ter que esperar alguns meses até ver o uso de smartphone ultrapassar o uso dos celulares.


Este marco mostra a importância do mercado mobile, que cada vez deve representar uma porcentagem maior no número de visitas de todos os sites e, por conta disso, representar uma porcentagem maior no investimento publicitário.

FONTE: CorpTV