terça-feira, 16 de setembro de 2014

A videoconferência atende às necessidades do mercado corporativo brasileiro


A utilização da videoconferência como ferramenta estratégica de colaboração para o mercado corporativo está se acelerando em todo o mundo. Enquanto as vendas estão em ritmo forte globalmente, a região de destaque é a América Latina, com ênfase para o Brasil. De acordo com o Business Technology Roundtable, as vendas de sistemas de videoconferência na América Latina e no Caribe quase dobraram em 2011.

Em 2010, o mercado de sistemas de videoconferência na América Latina, incluindo o Brasil, gerou uma receita de 78 milhões de dólares. A consultoria Frost & Sullivan projeta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 20,9% para a região nos próximos anos. Isso poderá gerar uma receita total de até 294 milhões de dólares em 2017. A maior parte das vendas deverá ocorrer no Brasil, devido às taxas de crescimento anuais superiores a 100% no país.

Os sistemas de vídeo multiuso para salas de reunião representavam mais da metade do mercado de equipamentos de videoconferência corporativos em 2011 e continuarão a ser o maior gerador de receita entre as soluções corporativas de vídeo em geral. No entanto, em muitas das salas de reunião do crescente mercado corporativo brasileiro - de pequenas e médias empresas a grandes corporações – as soluções profissionais de videoconferência eram até agora muito complicadas e de alto custo de implantação. Além disso, a diferença entre as soluções para o consumidor final e os produtos corporativos deixou uma enorme lacuna no mercado para a qual não havia opções.

Empresas brasileiras conduzindo negócios na velocidade da comunicação digital
Para poderem competir na economia globalizada de hoje, as empresas brasileiras precisam conduzir seus negócios nacional e internacionalmente com a velocidade proporcionada pela tecnologia digital. O ágil processo decisório necessário para entrar rapidamente em novos mercados, muitas vezes, exige uma interação presencial com uma rede complexa de membros da equipe, parceiros, fornecedores e outras partes interessadas localizados remotamente. Nas principais regiões metropolitanas do Brasil, onde o trânsito é imprevisível, fazer várias reuniões presenciais em um único dia é um desafio e até contraproducente para empresas que possuam muitas filiais, parceiros e clientes espalhados por toda a região.

Por exemplo, trabalhamos recentemente com uma empresa de médio porte, cuja rápida expansão por vários escritórios nos EUA e no Caribe criou desafios logísticos para uma comunicação eficaz. As soluções de videoconferência a preços acessíveis permitiram que essa empresa conectasse suas salas de reunião em todas as regiões com um excelente custo-benefício. Geralmente, as solução são interoperáveis ​​com outros serviços de telepresença, videoconferência, VoIP e serviços de nuvem, assim a conectividade não se limita ao interior da empresa. Para as empresas brasileiras que enfrentam graves desafios de trânsito, a eliminação de despesas de viagem e de tempo perdido de seus executivos em deslocamentos oferece um retorno imediato no investimento.

Da Sala de Reunião para a Sua Mesa
Observando as tendências gerais da videoconferência, o ganho mais forte é em videoconferência móvel e na mesa de trabalho. De acordo com estudo do Gartner, até 2015 mais de 200 milhões de trabalhadores em todo o mundo terão acesso à videoconferência corporativa em suas mesas de trabalho. Por que essa grande migração de caros sistemas de telepresença de "sala de reunião" para equipamentos mid-range a preços acessíveis? Em situações de insegurança econômica, as empresas são obrigadas a fazer mais com menos. E a tecnologia anterior de telepresença era muito dispendiosa para as empresas brasileiras de todos os portes.

A CorpTV tem soluções de videoconferência em HD baseadas em salas de reunião que unem experiência de vídeo de alta qualidade com simplicidade e acessibilidade "plug-and-play", o mercado corporativo brasileiro agora poderá otimizar sua infraestrutura geral de comunicação.

As soluções de videoconferência mid-range estão hoje mudando o cenário no Brasil, ao unir todas as peças a um custo limitado. A CorpTV torna a videoconferência um assunto simples, ao mover o melhor software de sua categoria para a nuvem e realizar remotamente o trabalho de TI para os nossos clientes, reduzindo custos e eliminando a necessidade de especialização interna em TI. 

Entendemos que quando os nossos clientes corporativos podem implantar facilmente instalações de qualidade utilizando os mais recentes codecs de vídeo a um décimo do preço, a economia proporcionada pode ser redirecionada para a geração de lucros.

Além disso, as últimas inovações em tecnologia móvel no Brasil ajudam a fortalecer o cenário da videoconferência. Por exemplo, as novas gerações de dispositivos móveis já suportam videoconferência HD. Aplicativos e serviços para compartilhamento em tempo real de conteúdo - de documentos a imagens - desenvolvidos recentemente para dispositivos móveis estão transformando as videoconferências em sessões de trabalho interativas que impulsionam a produtividade.

Olhando para o Futuro
Enquanto a economia brasileira continua a crescer e a economia mundial se recupera, o rápido avanço de redes de banda larga de alta velocidade em fibra ótica é uma indicação de que o mercado brasileiro de videoconferência corporativa deverá continuar em seu impulso atual. O estudo do Gartner também prevê que o mercado mundial de sistemas videoconferência ultrapassará os bilhões de dólares até 2015, resultando em concorrência acirrada no mercado.


Daqui para frente, o Brasil continuará a ser um mercado-chave de videoconferência para a região. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que aconteceram no país, trouxeram um aumento no investimento na infraestrutura de tecnologia da informação e de comunicações no país. O crescimento em geral dos sistemas de videoconferência deverá ajudar a melhorar as redes, impulsionando a produtividade e a mobilidade em todo o mercado corporativo brasileiro.

Informações da Empresa: a CorpTV é uma empresa especializada na tecnologia Streaming (Transmissão de dados - vídeo/áudio) para a criação de soluções de comunicação corporativa à distância e transmissão de eventos corporativos e comerciais via internet ou intranet(Videoconferências Ponto-a-Ponto ou Multiponto, Webconferência, Webcast, etc).

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário