segunda-feira, 13 de agosto de 2012

5 habilidades sociais necessárias em profissionais de TI

Conforme as redes sociais se tornam mais arraigadas dentro das empresas, as formas de trabalho mudam. Isso talvez seja dobrado para profissionais de TI, que tanto usam quanto dão suporte às tecnologias, ferramentas e processos sociais. Em resumo, também trabalham juntamente com a empresa para guiar a implantação e gerenciamento de projetos do tipo. Para fazer isso, os profissionais devem ter – ou adquirir – certas habilidades sociais.

No relatório “Reimagining Enterprise IT for an Uncertain Future (Reimaginando a TI empresarial para um futuro incerto), a Accenture nomeou o impacto cultural de TI de consumo – incluindo social – como uma das forças de maior impacto na área. “Smartphones, redes sociais como Facebook e Renren, da China, e outras tecnologias de consumo já transformaram a forma que as pessoas trabalham, se divertem, aprendem, compram, compartilham, conversam e se organizam. Há uma enorme transformação na cultura, atitude e normas do local de trabalho”.

Segundo o relatório, as funções de TI estão prontas para a reinvenção. Então, por onde os profissionais deveriam começar? O The Brain Yard conversou com vários especialistas de negócio social para descobrir qual o foco a ser seguido por esses profissionais. Algumas dessas habilidades e funções podem já existir e precisam apenas ser melhoradas; outras talvez precisem ser aprendidas. Tudo precisa ser considerado.

1. Habilidade de análise de dados
Onde está o social, também está o Big Data (em TI, se trata de um conceito no qual o foco é o grande armazenamento de dados em grande velocidade, N. da T.) desestruturados e bagunçados. “No espaço social, temos mais dados do que nunca sobre como as pessoas lidam com nossas mensagens”, afirmou William Rand, Diretor do Center for Complexity in Business e professor de marketing, operações, TI e ciência da computação no Robert H. Smith School of Business na Universidade de Maryland.
Para ganhar retorno, os profissionais de TI precisarão ter facilidade com avaliação e implementação de sistema de análise de big data.

“Para ajudar o seu e outros departamentos a descobrir informações usando os dados sociais, eles precisam saber juntar as peças do quebra-cabeça, que inclui entender a dinâmica da relação entre dados estruturados e desestruturados, o contexto por trás do conteúdo gerado pelo usuário e como atribuir informação para diferentes comunidades. Também, precisam entender quais dados precisam ser obtidos para tapar a falha entre as correlações e a causalidade real”, afirmou Ari Lightman, professor na Universidade Carnegie Mellon e diretor do CIO Institute do local.

2. Habilidades Open Stardards (padrões abertos)
O sucesso do social business depende dos padrões, afirmou Ed Brill, diretor de social business da IBM, e a TI deve desenvolver um entendimento sobre como os processos principais funcionam no contexto. “Open standards – como por exemplo o Open Social 2.0 – permitem o intercâmbio contínuo de informações entre aplicativos de negócios, plataformas e dispositivos para promover o compartilhamento de conteúdo e aumentar a comunicação. Nos locais de trabalho atuais – com grande diversidade de conteúdos, processos e dispositivos – os padrões abertos têm um papel conectar vital. Ao adotar esses padrões, a área de TI pode ajudar a sua organização a se tornar mais bem-posicionada não apenas para evoluir no uso de ferramentas de rede social, mas também para ganhar uma vantagem competitiva”.

3. Habilidades de marketing
Os profissionais de TI precisam estar envolvidos em iniciativas de marketing? Não. Mas os executivos de TI precisam estar intrinsicamente alinhados com o CMO (Chief Marketing Office)? Sim. O departamento de marketing é como o fronte social de sua organização e a área de TI deve estar acostumada com essa área – bem como outros departamentos – os acionando por questões técnicas. Os profissionais de TI devem demonstrar habilidade e boa-vontade para ter profundo conhecimento do papel e necessidades dos outros departamentos para poderem fornecer de forma eficaz não somente suporte, mas também orientação.

“Investimentos em TI já são há muito tempo domínio do CIO e sua equipe, mas isso está mudando conforme CMOs e suas equipes de marketing afetam os investimentos de TI no mundo digital e social. Devido ao realinhamento de negócios entre marketing e tecnologia, o CMO e o CIO, juntamente com suas equipes, não podem mais se dar ao luxo de operar de forma distinta. Apesar de suas origens e culturas diferentes, as áreas estão no mesmo barco. Um precisa do outro cada vez mais. juntos, podem abordar o social business como um sistema essencial da empresa que leva à inovação, resultados e melhor experiência do consumidor”, afirmou Brill, da IBM.

4. Habilidades de colaboração social
Profissionais de TI que dão suporte e guiam a tecnologia juntamente com iniciativas sociais terão muito valor. “Eles precisam ter compreensão completa das plataformas sociais das empresas, incluindo regras para inscrição, mecanismo de adoção, moderação da comunidade, etc. Isso não pode ser só teórico, mas também conhecimento tático, ou seja, precisam ser praticamente sociais”, afirmou Lightman.

Isso inclui promover – e disponibilizar – suas habilidades em canais sociais.

5. Habilidades pessoais
Os profissionais de TI precisam de um novo nível de habilidades pessoais para que possam ajudar a empresa no uso da tecnologia social e outras, cujo uso é dirigido pelos próprios usuários e as mudanças são incrivelmente rápidas.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário