terça-feira, 7 de agosto de 2012

Avalie bem os custos de migração para a nuvem

Serviços em nuvem prometem baixo custo e rápido retorno do investimento. Mas essas vantagens podem esconder os investimentos associados. Para descobrir o verdadeiro retorno sobre o investimento (ROI) das empresas que decidem ingressar na era da computação em nuvem é preciso ir além, sugere um documento da Information Systems Audit and Control Association (Isaca).

Calcular o custo total de um serviço de TI contra o seu potencial de retorno é sempre um desafio para a equipe de TI. O desafio é ainda maior quando o assunto é computação nuvem, de acordo com a Isaca. Uma análise completa dos benefícios do modelo devem incluir custos nos curto, médio e longo prazos, aconselha a entidade.

Custos ocultos podem existir quando a empresa caminha rapidamente para serviços baseados em nuvem. Eles incluem o gasto de trazer de volta para casa os serviços devido à mudança de regulamentação; despesas inesperadas envolvendo migração inicial de sistemas; e lock-in com um fornecedor específico ou modelo de serviço de propriedade, diz o relatório da Isaca.

Para calcular os investimentos necessários para trazer um serviço de volta para casa [em razão de novas regulamentações ou problemas econômicos], as empresas têm de levar em conta vários fatores. Eles incluem pagar para extrair e validar os dados e os custos de recrutamento de recursos de TI necessários para executar o trabalho.

Migrar aplicações e serviços para a nuvem também inclui uma série de custos que precisam ser levados em consideração. As empresas têm de reescrever aplicações para operar em um ambiente virtualizado e reformatar os dados para atender ao formato software como serviço (SaaS) do provedor.

Companhias também têm de fazer a lição de casa quando se trata dos diferentes modelos de nuvem disponíveis. Devem considerar, por exemplo, se a nuvem escolhida será privada, pública ou híbrida e qual é o nível de segurança exigido. Cada alternativa deve ser analisada para decidir o modelo de cloud mais adequado para as necessidades de negócios, aponta a Isaca.

Identificar o ROI da nuvem é necessário parar separar o hype da realidade, mas as empresas também devem ser cautelosas ao tornar o processo muito complicado. Calcular ROI não precisa ser, necessariamente, um fator para apoiar a decisão do investimento, de acordo com a entidade. Ainda assim, é importante para quantificar o valor do retorno, tanto quanto possível e mapear todos os custos potenciais.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário