quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A importância dos ADCs na otimização das Aplicações Web

O número de aplicações WEB vem crescendo num ritmo extremamente acelerado dos últimos dois anos. E a tendência não é parar por aí. Vemos cada dia mais surgirem novas e modernas aplicações WEB. E, com a popularização dos ambientes de Cloud Computing, esse cenário só tende a crescer, pois o Cloud Computing em sua essência é composto de aplicações acessadas a partir da WEB em regimes SaaS (Software as a service).

Mas afinal, o que seria uma aplicação WEB?
Por aplicações WEB, de forma simplória, podemos entender que são aquelas criadas com fins de acesso via Navegador/Browser. Temos então, sites de E-Commerce, ERP´s, CRM´s, Internet Banking, Jogos online etc. Todas essas aplicações podem ser consideradas WEB quando são acessadas a partir de um navegador de internet. Esse é o futuro. Tudo WEB! Até os sistemas operacionais estão se voltando para o uso cada vez mais de recursos com base em aplicações WEB. Posso até citar como exemplo o novo sistema operacional do Google que está sendo desenvolvido. Praticamente se resume a ter um Navegador/Browser (Chrome) para que seja possível acessar aplicações na Web.

Além disso, com toda a mobilidade proporcionada pelo acesso à internet móvel disponível nos dias de hoje, não faz sentido manter os dados armazenados numa pasta do computador pessoal que você deixa em casa e/ou no escritório. Seria como sair para trabalhar deixando a bolsa/pasta em casa. Você sentiria que falta alguma coisa?
Assim também acontece no mundo digital. Afinal são seus DADOS! E eles precisam estar disponíveis a qualquer hora/lugar.

Quando nos habituamos a ter nossos dados disponíveis para acesso de qualquer lugar, podemos de fato ver a maravilha que é a popularização das aplicações WEB. Você tem o mesmo documento no seu tablet, notebook, desktop, smartphone e mais em qualquer outro Dispositivo com internet que venha a surgir e que tenha um navegador. Isso sempre foi o sonho de consumo de qualquer profissional.

O que nem todo mundo sabe é que toda essa facilidade proporcionada pelas aplicações WEB tem um alto preço para as empresas que se propõem a manter esses ambientes online operacionais. Com todo esse crescimento e popularização vivenciados, somado ao esperado, cresce também a preocupação de muitas empresas e Gestores de TI com a qualidade, desempenho e disponibilidade de suas aplicações WEB, de modo a conseguirem atender com eficiência e dar conta das demandas geradas pelas áreas de negócios e operacionais da empresa.

É aí que entra alguns problemas enfrentados por essas empresas. Vou pontuar apenas alguns dos mais comuns e que tem tirado o sono de muitos gestores:

- Dificuldades com contratação de mão de obra qualificada para desenvolvimento WEB
- Qualidade no desenvolvimento das aplicações WEB, impactando no desempenho e disponibilidade;
- Infraestrutura de links de internet e servidores deficientes;
- Dificuldades para dimensionar infraestrutura em períodos de pico específicos;
- Manter 100% de disponibilidade dos ambientes, eliminando paradas inesperadas;
- Manter as aplicações WEB funcionando dentro do melhor tempo de resposta possível.

Sabe-se também que mais de 47% dos usuários de internet têm a expectativa de que as páginas nas quais estão navegando, carreguem em dois segundos ou menos e que 64% dos compradores de e-commerce, comprarão em outro local se tiverem uma experiência ruim de navegação no momento da compra¹.

Diante desse cenário, fica evidente que as aplicações WEB são uma maravilha para os usuários e uma tremenda preocupação para os gestores. O que significaria para um site e-commerce de grande porte, ficar fora do ar por alguns minutos em função de problemas como os citados nos exemplos acima? Penso que teriam milhares em faturamento perdido em poucos minutos.

O que pode ser feito então para resolver essas questões?
Ok, é fácil simplificar demais, mas um Appliance ADC pode ser uma boa solução.

No geral, um ADC pode aumentar a disponibilidade, otimizar a eficiência e a velocidade de entrega de aplicativos. Estes por sua vez, podem levar a:

- Melhor experiência do usuário final;
- Aumento na visitação e o tempo de navegação na página/aplicação WEB;
- Obter maiores taxas de transação e de conversão;
- Maior fidelidade à marca e retorno de visitas;
- Maior visibilidade on-line em sites de busca;
- Menor consumo de banda de internet;
- Redução no custo operacional dos ambientes WEB.

Em linhas gerais, a implantação de um ADC que é uma solução técnica, reflete 100% na área de negócios das empresas. Afinal, se o maior prejudicado pela indisponibilidade é essa área, por que não seria ela a mais beneficiada quando se tem um ambiente 100% otimizado?

Isso significaria usuários/clientes mais felizes, o que consequentemente resultaria em um aumento das vendas e/ou satisfação no uso desses sistemas WEB.

E você, Gestor de Áreas de Negócios de uma empresa como essas do mundo WEB? Como tem se preparado para suprir essas deficiências? Como está o seu planejamento de melhoria na experiência de seus usuários?

A solução para você pode estar mais fácil, ágil e econômica do que imagina. Pense nisso!

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário