segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Os codecs de vídeo: vantagens e desvantagens dos diferentes tipos

Após os recipientes Roteiro, codecs e formatos de vídeo , surgiram dúvidas sobre as diferenças entre os tipos de codecs, ou pelo menos entre os mais populares. Obviamente que não precisa disso, por exemplo, se você usar um programa como o VLC para reproduzir vídeos, que resolve o problema perfeitamente codecs, mas nunca é demais um pouco de informação sobre como ser comprimido ou que qualidade é o que está baixando.
Lembre-se que um codec é um pedaço de software que é dedicado para codificar e decodificar um sinal de dados digital. Os arquivos de vídeo sem compressão ocupam muito espaço, então eu preciso de algo para comprimi-lo menor e mais gerenciável. A informação é comprimido quando você salva um arquivo e descompressão em tempo real durante a visualização.

Normalmente os algoritmos de compressão que são utilizados envolvem alguma perda de dados, de modo que o objectivo é de qualidade mais fiel ao original possível através da produção de um ficheiro de tão pequeno quanto possível.

Existem vários tipos de codecs de vídeo disponíveis. Cada um deles tem sido implementado por diferentes empresas e tem seu próprio algoritmo. Tem especificações diferentes e sua aplicação estende-se a diferentes campos. Geralmente estão em conformidade com os padrões da indústria.

Eles diferem, em geral, por vários fatores, incluindo a tecnologia utilizada para a compressão ou algoritmo, a plataforma que suporta o sistema operacional em execução, entre outros.

Os codecs que causam perda de informação para obter um tamanho de arquivo pequeno são chamados lossy. Há codecs lossless, mas geralmente não vale a pena um aumento considerável no tamanho do arquivo por uma mudança imperceptível na qualidade do vídeo.

Algumas características dos codecs utilizados:

- H.261
Ele foi desenvolvido pela ITU-T grupo e foi o primeiro padrão de compressão de vídeo. É usado principalmente em vídeo-conferência e telefonia de vídeo de idade, e por isso é otimizado para baixas taxas de dados. Funciona melhor em filmes em que há pouca mudança entre os quadros. Você não tem tão boa qualidade como o H.263 e não pode rodar bem em máquinas extremidade inferior.

- H.263
Inicialmente criado para videoconferência e vídeo na internet, este codec era um grande passo para a padronização da capacidade de compressão de vídeo para progressive scan é melhor do que H.261, foi usado principalmente como um ponto de partida para o desenvolvimento do MPEG ( que é otimizado para maiores taxas de dados). Ele agora é utilizado para comprimir o vídeo em formato Flash. Entre as suas desvantagens é que faz um uso bastante intensivo da CPU e pode não ser bem sucedido em low-end máquinas.

- H.264
Também conhecido como MPEG-4 AVC, o codec fornece codificação e decodificação de alta qualidade para aplicações de streaming de vídeo em tempo real, com taxas que variam de um trimestre para o tamanho do arquivo de metade dos formatos de vídeo anteriores. O tamanho do arquivo alcançado é 3 vezes menores que os obtidos com MPEG-2 codecs.

Imagens de boa qualidade alcançada nas duas proporções altas e baixas como melhor qualidade de imagem do que o MPEG-2, MPEG-4 ou H.263. É duas vezes mais eficiente do que o MPEG-4. É fácil de integrar e abrange uma ampla gama de formatos de imagem. Suas desvantagens são que requer mais tempo de codificação e licenciamento são um pouco complicado.

- MPEG-1
Este codec oferece excelente qualidade de imagem rácios de CD-ROM. Um dos usos mais populares MPEG-1 é o VCD, CD e vídeo chamado "Livro Branco". Inclui MPEG de compressão de vídeo e áudio. O maior problema não é com o MPEG são as suas altas exigências para a reprodução, o que tornou este codec não tem grande recepção.

- MPEG-2
Ele é otimizado para transmissão de vídeo digital de qualidade e oferece qualidade de imagem muito boa e resolução. É o padrão primário de vídeo para DVD-Video. Obrigado a pagar a licença para distribuir vídeo MPEG-2.

- MPEG-4
Este é um padrão que está em desenvolvimento para redes de distribuição de conteúdo multimídia, por isso é mais do que um codec e contém especificações para áudio, vídeo e interatividade. O componente de vídeo é muito semelhante ao H.263, e é optimizado para o envio de vídeo para taxas de internet. Tem boa qualidade de imagem em baixas taxas de dados, mas ainda está em desenvolvimento.

- Divx
Seu nome vem da marca que criou, Divx Inc. e, portanto, é um codec comercial, para cuja utilização deve ser pago. Este codec usa compressão lossy (com perdas) MPEG-4 Part 2 e é totalmente compatível com MPEG-4-avançada Simple Profile, MPEG-4 ASP. É muito simples de usar e é popular por causa de sua facilidade para comprimir os segmentos de vídeo longas em tamanhos pequenos, mantendo relativamente alta qualidade visual.

- x264
Em março de 2012, conjuntamente uploaders várias comunidades decidiram usar esse codec e parar de usar Xvid / AVI, com a melhor qualidade e compressão para resoluções SD. X264 é um aberto e disponível para implementação open source padrão H.264. Ele oferece a melhor qualidade no tamanho de arquivo menor possível.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário