terça-feira, 7 de agosto de 2012

Gastos com cloud crescem acima da média de TI

Com os gastos com computação em nuvem crescendo mais rápido nas empresas do que os investimentos gerais de TI, o desafio está lançado para os fabricantes de hardware e de software, diz o analista de cloud do instituto de pesquisas Gartner, Ed Anderson.

É esperado que a computação em nuvem cresça 19% em 2012, tornando-se uma indústria de 109 bilhões de dólares, comparado ao mercado de 91 bilhões de dólares do ano passado. Até 2016, a expectativa é de que esse seja um negócio de 207 bilhões de dólares. Isso comparado ao crescimento de 3% esperado para o mercado global de TI. Apesar de ser verdade que o segmento bilionário de cloud represente apenas 3% do total de 3,6 trilhões de dólares gastos com TI mundialmente, o analista diz que ele ainda é responsável, em parte, pelo lento crescimento nas vendas de hardwares tradicionais e softwares.

A entrega de software está mudando de um modelo de venda tradicional de licença, que realiza a implementação da aplicação on premise (no local), para o modelo de software como serviço (SaaS, em inglês), adotado na nuvem. Enquanto isso, o investimento com hardware está saindo do modelo on premise para o off premise (remoto).

No longo prazo, diz Anderson, o modelo de cloud criará novas oportunidades de gastos em TI. Integração, customização, nuvem híbrida e instalações on premise na nuvem crescerão significativamente enquanto a adoção do modelo continuar. “Haverá certo declínio no curto prazo, que depois irá equilibrar-se.”

No mais recente relatório trimestral do Gartner sobre despesas de TI, o instituto de pesquisas pela primeira vez incluiu a computação em nuvem como categoria separada, proporcionando uma análise profunda das tendências atuais e futuras de gastos com cloud. O maior crescimento no mercado de nuvem no ano que vem será em infraestrutura como serviço (IaaS), onde é esperado crescimento de 41%. Gestão e segurança é a segunda maior área de crescimento, devendo aumentar 27,2%. Em seguida está plataforma como serviço (PaaS) com 26,6%, SaaS (17,4%) e processos de negócios como serviço, com 15%. "O mercado de cloud está crescendo a um ritmo muito rápido", diz Anderson. "Serviços em nuvem dentro do mercado mais amplo de gastos com TI ainda são pequenos, mas a taxa de crescimento parece promissora.”

Enquanto isso, as vendas de hardware devem crescer apenas 3,4% este ano para 420 bilhões de dólares, comparado ao crescimento de 7,4% no ano passado. Softwares corporativos, após aumentarem 9,8% em 2011, devem chegar a 281 bilhões de dólares em 2012, um crescimento de 4,3%.

Exemplos das previsões de Ed sobre as promessas da nuvem podem ser vistos em todo o mercado. Algumas startups de sites de comércio eletrônico, como a Coupa, não possuem qualquer infraestrutura e decidiram executar a companhia inteira no serviço de nuvem Amazon Web Services. Outras empresas estão adotando uma maneira mais contida de abraçar a cloud.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário