segunda-feira, 30 de setembro de 2013

30% das vendas de e-commerce são originadas por mecanismos de busca

Diante de tantas técnicas de marketing digital para rentabilização de uma loja virtual, quais são as que trazem mais impacto? Uma pesquisa feita pela Serasa Experian aponta que os mecanismos de busca são a fonte mais importante para geração de tráfego e vendas.

O estudo monitorou o comportamento de navegação e busca de 500 mil internautas em todo o Brasil, e uma amostra de varejistas digitais que concentra quase dois terços das visitas direcionadas a lojas de departamento.

De acordo com os resultados, os mecanismos de busca são os principais originadores de tráfego e conversão em vendas, com 30,4% e 30,2%, respectivamente. Mídias sociais, e-mail marketing e portais ficam, respectivamente, em segundo, terceiro e quarto lugar com os percentuais mostrados no infográfico abaixo.
A categoria “mecanismos de buscas” engloba resultados orgânicos e links patrocinados. Os primeiros possuem duas vantagens em relação ao último, de acordo com Diego Ivo, da consultoria Conversion. “Resultados orgânicos são percebidos com mais credibilidade pelo internauta, gerando uma taxa maior de conversão de visitas em vendas. E ainda constituem-se em vantagem competitiva, pois a otimização para que um site apareça em posição de destaque é construída com o tempo e é difícil de ser copiada por novos players”, diz Ivo.


Varejistas que contratam serviços de SEO para melhorar o posicionamento em ferramentas como o Google, por exemplo, possuem retorno de até 20 vezes sobre o investimento, segundo estudos de caso da Conversion. “É necessário acompanhar de perto os gastos e ganhos com mídia para que uma loja on-line cresça com escalabilidade e rentabilidade”, conclui Ivo.

FONTE: CorpTV