quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Direto do MIXX , em NY, Marissa Mayer aposta suas fichas: “O futuro é a personalização”


POR PYR MARCONDES
Direto de NY, a convite do IAB Brasil

Marissa Mayer não decepcionou o auditório lotado que a esperava mais ansiosamente do que a sir Martin Sorell. Ela é a bola da vez pelo que tem feito no Yahoo! e, entrevistada pelo decano e esperto jornalista Charlie Rose, prometia lances de encantamento. Encantou. Primeiro e inevitavelmente porque é uma mulher bonita, mas bem para além disso, porque tem sido uma executiva de carreira notável, num mundo tecnológico lotado de machos alfa.

Para ela, o Yahoo! é um hub preparado para enfrentar o futuro, não porque trará inovações que transformarão os novos tempos, mas porque sempre teve em seu DNA tudo o que hoje mais chama a atenção e gera tráfego na web contemporânea: busca, conteúdos blockbusters como notícias, esportes e finanças, serviços como e-commerce, previsão do tempo e empregos; tem o Flickr em outro setor blockbuster que é o de fotos. E desde que ela entrou, comprou pelo menos uma dezena de novas empresas, com destaque para o Tumblr, a rede social de blogs que faltava no cardápio. Tudo prontinho para o mobile. Esse acervo todo sempre esteve lá. Ela está apenas regatando.

Além disso, sua estratégia não é bater de frente com ninguém. Na prática, tem mostrado que não tem medo de fazer alianças estratégicas com alguns dos que seriam seus principais concorrentes, como Facebook, Google, Twitter e Microsoft. E tocar a vida.

Tudo isso ela explicou serenamente e em detalhes à plateia, muitas vezes olhando-a de frente com um sorriso largo, numa voz rouca que trazia sempre posições firmes de quem não aparenta dúvida sobre o que tem que fazer. Mesmo diante de perguntas às vezes ardilosas de Charlie Rose.

O jornalista preferiu pesar a mão no lado pessoal da carreira de Marissa, o que não deixou de ser interessante, mas ainda assim permitiu que ela explicasse com clareza seu projeto para o Yahoo! dos próximos anos.

Sobre qual seria em sua opinião o futuro da internet, ela não hesitou: “Personalização”.

Nisso e no incremento de aplicativos móveis para toda a plataforma Yahoo! trabalha insanamente sua equipe e estará trabalhando sempre, revelou ela.

Quem conheceu, lá atrás, o My Yahoo!, nos primórdios do mundo digital, a primeira experiência de customização avançada online totalmente montada pelo usuário na história da internet, tem saudades. Quer dizer, não precisa ter mais. A loira está resgatando esse passado e preparando-o para o mundo colaborativo e móvel de hoje, aliás como está fazendo com todo o DNA original do Yahoo!.

Assim, ao conhecer melhor os planos de mudanças de Marissa Mayer para o Yahoo!, compreendemos que ela planeja na verdade mudar essencialmente pouca coisa, e prioritariamente resgatar aquilo que o Yahoo! sempre teve de excelência como o primeiro grande buscador do mundo, que trazia também notícias e serviços online agregados, e com essa fórmula revolucionou a web.


A moça, definitivamente, é um hit.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário