quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Conhecendo o Google Analytics Content Experiments

Para quem ainda não conhece o Google Analytics Content Experiments este artigo vai ajudar a entender essa ferramenta. O Google Analytics Content Experiment é a mais nova ferramenta do Google para realização de Testes A/B com suporte do Google Analytics em qualquer tipo de site. A antiga ferramenta, o Google Websites Optimizer foi desativado no dia primeiro de agosto desse ano e suas funcionalidades foram incorporadas ao GA.

Bem, agora que você já tem uma ideia sobre o que é Google Analytics Content Experiments vamos ver qual seria a aplicação dele em nosso site. Seja qual for o tipo de site, institucional ou de comércio eletrônico, nós sabemos que sempre há algo a otimizar.

No Content Experiments você cria um experimento em seu site e cada usuário que acessar o seu site ou e-commerce será apresentado a diferentes versões da página que está sendo testada. O Google Analytics irá gravar o comportamento destes usuários diante das opções apresentadas e determinar qual delas apresenta o melhor desempenho em função de uma meta previamente estabelecida.
Como funciona o Google Analytics Content Experiment
Agora que você já sabe o que é Google Analytics Content Experiments, vamos ver como configurá-lo para criar um teste de usabilidade, ou, Teste A/B. Você deverá acessa sua conta de GA e clicar na aba Conteúdo > Experiências.

Escolha das páginas de experiência
A configuração do Content Experiments é feita em quatro etapas. Na primeira delas você define os elementos do teste, ou seja, a página original e as páginas que devem ser testadas. Você pode realizar até seis testes diferentes, mas cuidado para não criar opções demais para que o experimento não perca sua expressão estatística.
Opções da experiência
Na segunda etapa você define quais são as opções da experiência como a Meta a ser atingida, o percentual de usuários que farão parte do teste, a consolidação dos dados e notificações por e-mail sobre alterações na experiência.

Código da experiência
Nessa etapa, o Content Experiments fornecerá o código que deverá ser implementado na Página Original do teste. Aqui entra um pouco de programação para inserção o código de controle. No caso de lojas virtuais, algumas plataformas de e-commerce já possuem essa opção.

Se você estiver fazendo este teste em uma plataforma WordPress, existe um plugin muito interessante para a implementação do Content Experiments que pode ser BAIXADO AQUI.
Resultados do teste no Google Experiments
Ativado o teste devemos esperar para que o Google Analytics armazene os resultados. O prazo de coleta de dados varia muito de caso para caso, dependendo muito do número de acessos ao experimento. Em termos estatísticos, o ideal é que tenhamos pelo menos trinta ocorrências de cada hipótese envolvida no teste.
Como sempre lembro em nosso curso de Google Analytics e web análise, não se esqueça de sempre confirmar uma métrica com outra do conjunto para evitar cair em armadilhas.
Saiba mais sobre o Google Analytics Content Experiments neste vídeo.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário