quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dica: aprenda a fazer videochamadas como um profissional

Autora: Liane Cassavoy, PCWorld EUA

Todos nós conhecemos pelo menos um “zumbi de webcam”. Pessoas que parecem normais quando estão andando na rua, mas que quando se sentam em frente a uma webcam parecem medonhas. O problema pode ser a luz, uma má escolha de roupas, ou a bagunça lá no fundo da imagem. De qualquer forma, não parecem ser pessoas com as quais você gostaria de fazer uma videochamada.

E eu não sabia que eu era um destes zumbis, até que um amigo me mandou essa foto:
Horrível, não? Logo percebi que eu teria de mudar isso se quisesse manter meus clientes.
Estes são os passos que eu segui para “voltar dos mortos”, e evitar outras gafes comuns durante minhas reuniões.

Vista-se para o sucesso
Tudo começa antes mesmo de você ligar o computador, na hora de se vestir. Vista-se de acordo com as pessoas com as quais irá se reunir, dizem os especialistas. “Sua vestimenta deve ser similar ao que você usaria em uma reunião no escritório. Sua aparência deve ser profissional e refletir a empresa onde você trabalha. Minha empresa é bastante casual, então não há problema em usar roupas casuais, desde que apresentáveis. Mas se as pessoas com quem você irá se reunir usam ternos e gravatas, faça o mesmo”, diz Sara Sutton Fell, CEO do FlexJobs, um site de ajuda as pessoas a encontrar trabalhos com flexibilidade.

Você pode se aproveitar do fato de que as webcams não podem ver da cintura para baixo e vestir calças e sapatos confortáveis. Mas evite camisas e blusas xadrez ou listradas, que podem causar distração. Mulheres também devem evitar decotes ou blusas sem alça, diz Reuben Yonatan, CEO e Editor Executivo da GetVoIP. Uma blusa sem alças pode dar a impressão de que você não está vestindo blusa alguma. Provavelmente não é o caso, mas você não quer que seu chefe pense isso.
Os acessórios também devem ser escolhidos com cuidado: “coisas que refletem, brilham ou fazem barulho podem distrair a pessoa com quem você está falando”, alerta Yonatan.

Cabelo e maquiagem devem ser similares ao que você usaria no escritório, talvez um pouquinho mais “arrumados”, concordam os especialistas. As câmeras tendem a “lavar” a imagem, então você pode precisar de um pouco mais de blush ou maquiagem do que normalmente usaria, diz Fells. Yonatan nota que até mesmo os homens devem prestar atenção a isso, especialmente os carecas: um pouco de pó compacto pode ajudar a evitar “pontos brilhantes” na cabeça.

Mas maquiagem demais pode ser uma distração maior ainda, então teste sua aparência na tela e faça os ajustes necessários antes de seu momento em frente às câmeras.

Controle o ambiente
Já atendi a chamadas de negócios sentada na cama, deitada no sofá ou mesmo enquanto organizava meu banheiro. Mas eu nunca faria uma videochamada em qualquer lugar que não o meu escritório, e mesmo assim, só depois de arrumá-lo.
“Digo às pessoas que devem se certificar que seu espaço tenha uma aparência profissional, mas com um toque pessoal. Sempre dou dois exemplos extremos: o primeiro é de uma sala que é pessoal demais. Sempre me sinto desconfortável ao conversar com uma pessoa que está claramente em seu quarto, ou com elementos pessoais no fundo da cena como roupa ou louça suja. Por outro lado, há pessoas que tentam manter as coisas tão neutras que parece que estão negociando a libertação de um refém em frente a uma parede branca”, diz Dan Roche, VP de Marketing da TalkPoint, um provedor de tecnologia de transmissão na web.

Ele sugere um meio termo: um ambiente profissional porém com um toque pessoal, com uma estante de livros ou um fundo neutro. Mantenha janelas, bichos de estimação, crianças e quaisquer outras coisas cujo comportamento você não pode controlar fora da cena.

Em último caso você pode criar um fundo artificial com uma cortina, por exemplo. Mas a maioria dos especialistas concorda que isso não é o ideal, a não ser que você esteja gravando um vídeo público e queira usar um banner ou cenário de fundo com um logotipo para promover sua companhia. Os outros participantes na chamada podem ver que você está em frente a uma cortina, e irão se perguntar o que você está escondendo.

Luzes, câmera, ação!
Você pode estar com sua melhor roupa, cabelo e maquiagem perfeitos e um escritório doméstico imaculado, mas nada disso irá adiantar se a pessoa do outro lado não conseguir te ver.

Luz natural pode ser um problema, pois as câmeras tem a tendência a priorizar o fundo brilhante e deixar o primeiro plano, onde você está, mais escuro. A solução é usar lâmpadas para dar a impressão de luz natural mesmo que ela não seja.
Chris LaVigne, do provedor de hospedagem de vídeo Wistia, diz em um vídeo online: “Luz: se você tem, use!”. Ele sugere duas lâmpadas, uma de cada lado de seu computador, ligeiramente acima da altura de seus olhos e a cerca de 1 metro uma da outra.

Sem lâmpadas? LaVigne sugere uma alternativa: um monitor de computador atrás e ligeiramente acima do notebook ou webcam que você está usando na videochamada. “Coloque o brilho no máximo e um novo documento do Word, ou qualquer coisa branca, em tela cheia”, diz ele. “Você vai ficar surpreso com os resultados”.

A câmera também deve estar ligeiramente elevada. LaVigne sugere posicioná-la um pouco acima da altura dos olhos, para que você tenha de apontá-la ligeiramente para baixo. Isso fará com que você tenha uma aparência muito mais natural do que se a câmera estivesse abaixo de você, apontando para seu queixo.
Agora você está pronto para a ação! Durante a chamada fale naturalmente, e olhe para a câmera como se ela fosse a pessoa com quem você está falando. E lembre-se: é possível desligar o áudio, mas a câmera nunca para, e seus colegas poderão ver o tudo o que acontece ao seu redor. Comporte-se, ou todo o trabalho antes da chamada não valerá de nada.


Além de toda esta preparação, você também precisa de ferramentas eficientes e profissionais de Videoconferência. CLIQUE AQUI e conheça os produtos/serviços da CorpTV para transformar a sua Videoconferência comum em uma ferramenta ideal pro seu trabalho.

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário