terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Por que as pessoas estão abandonando o Facebook?


Talvez você ainda tenha uma conta no Facebook, ou talvez não. Se ainda tem, aposto que em algum momento você já pensou em deletar a sua conta, milhões de pessoas já fizeram isso.

Uma pesquisa recente com pessoas que deletaram as suas contas no Facebook mostrou porque as pessoas estão cometendo o facebookcídio. Em resumo, a pesquisa identificou que 70% das milhões de pessoas que deletaram as suas contas eram homens e a média geral de idade é de 31 anos.

Preocupados com a privacidade – 48,3%
A pesquisa mostrou que o ponto de maior preocupação entre os usuários que deletaram as suas contas é a falta de privacidade que a rede social gera. Este, na verdade, é um tópico muito recorrente dentro da internet e aos poucos algo que parece fortalecer cada vez mais a ideia de anonimato na rede.

Sempre é legal conhecer pessoas através do Facebook e perceber como essa pessoa tem em comum com você, mas ao mesmo tempo, se torna assustador saber que praticamente qualquer pessoa com acesso a internet pode descobrir quase tudo que existe sobre você.

Desacordo com os Termos de Uso – 13,5%
Sabe aquele clássico botão “Concordo que li os Termos de Uso”? Pois é, provavelmente ninguém lê e acaba descobrindo apenas depois as perversas regras que podem aparecer escrito por lá. Pior ainda quando o dono da brincadeira decide mudar as regras no meio do jogo, dai complica mesmo.

Apesar de não ser tão forte quanto a falta de privacidade, o desagrado com os termos de uso do serviço afasta muita gente da rede social. Talvez na medida em que os serviços se preocupem com dinheiro e processos, os seus termos de uso se tornem menos interessante para os usuários. Isso explicaria porque é tão comum vermos os usuários migrando de um serviço para o outro periodicamente.

Desgosto com a interação online – 12,6%
Todos sabemos que as redes sociais são o céu e o inferno ao mesmo tempo. Elas podem ser usadas para construir ótimos relacionamentos, discutir diversos assuntos e servir como entretenimento para qualquer pessoa, mas ao mesmo tempo, temos diversos aspectos negativos, como o excesso de informação que você recebe de outras pessoas.

Diversos comportamento dentro da internet fazem as pessoas perderem a vontade de permanecer ali, melhor gastar os tempos de suas vidas com outra coisa, e por isso acabam deixando o Facebook para trás.

Viciado? Eu não! – 6%
Sim, 6% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram que excluíram as suas contas por medo de estarem ou se tornarem viciadas na rede social. Realmente, abrir o seu Facebook a cada 5 minutos para ver se há novas notificações ou para ver se mais algum amigo comentou em uma de suas fotos pode se tornar obsessivo e atrapalhar a sua “vida real”.

Assim como o próprio vício em internet, o vício em Facebook é muito comum e tem sido uma “doença” muito discutida nos últimos anos. O quanto é saudável usar o Facebook e a partir de que ponto é algo doentio?
Motivos diversos – 19,6%
Um grande número de pessoas respondeu a pesquisa com a alternativa “Outros Motivos”, o que me deixa curioso. Quais são os outros motivos que há para alguém deletar a sua conta do Facebook?

Além destes pontos, é importante salientar que o Facebook realmente parece estar perdendo um pouco da sua popularidade com os jovens, como admitiu recentemente David Eversman, do Facebook.


Você já pensou em excluir a sua conta no Facebook em algum momento?

FONTE: CorpTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário